O racha no PP e a solidão de Thiago de Joaldo

Na última sexta-feira, o deputado federal Thiago de Joaldo concedeu uma entrevista em uma emissora de rádio em Aracaju e fez duras críticas a Jorginho Araújo. Segundo Thiago, o secretário de Estado da Casa Civil foi o responsável por orquestrar ataques contra ele, por meio de uma parcela significativa da imprensa sergipana.

Em tom de brincadeira, Thiago mencionou que, caso Fábio Mitidieri e Valmir de Francisquinho não fossem candidatos em 2026, ele próprio poderia disputar o governo. Mas logo em seguida deixou claro que sua prioridade era a reeleição como deputado federal. Mesmo assim, sua declaração serviu de munição pra diversos sites de notícias.

Ontem, sábado 08/02, o presidente da Assembleia, Jefferson Andrade, organizou um evento político que contou com a presença do governador, prefeitos, vereadores e o próprio Jorginho. Lá, no meio dos discursos, Jorginho recebeu apoio público de inúmeras lideranças, inclusive do próprio senador Laércio Oliveira, presidente do PP. E se o presidente do partido ao qual o deputado federal Thiago de Joaldo está filiado prestou solidariedade à Jorginho, o recado foi claro: Thiago está sozinho nessa briga. Mas o que se fala no palco nem sempre reflete a realidade dos bastidores. Eu particularmente, conheço prefeitos que se fizeram presente nesse evento, e que já me disseram, fora dos holofotes, coisas muito piores sobre Jorginho.

Eu mesmo tive minha experiência com Jorginho e confesso que não foi nada agradável. Durante a eleição municipal, apoiei Luciano de Menininha como candidato a prefeito em Propriá, com o aval do governador Fábio Mitidieri. Mas como Jorginho tinha proximidade com o então prefeito Dr Valberto Lima, minha atuação contra Valberto me trouxe sérias consequências. O que estou enfrentando desde o ano passado, é muito pior do que o que Thiago está enfrentando agora. E quando tentei conversar com o governador sobre minha situação, fui tratado como um cachorro por Jorginho.

Se o governador Fábio Mitidieri sabe disso? Tenho certeza de que não. Hoje estou pagando um preço alto pela escolha política que fiz em Propriá. Da mesma forma que Thiago sofreu retaliação por uma fala tirada de contexto, eu sofro por ter seguido uma orientação política que desagradou certas figuras dentro do governo.

Por essa razão, não posso dizer que tudo o que Thiago de Joaldo falou é mentira. Se os ataques da imprensa contra ele foram realmente orquestrados por Jorginho, eu não sei. Mas posso afirmar que a forma como ele descreveu Jorginho tem uma boa dose de verdade. Porque eu estou vivendo isso na pele.

Por Thiago Reis

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *